quinta-feira, 30 de abril de 2020

O que houve com o 10 ?



 Acredito que  a anos não temos um 10 clássico, aquele cara que enche os olhos de quem vai ao estadio ou liga a tv, difícil dizer quem foi o ultimo a fazer tal feito, não vejo desde a aposentadoria de  Juan Roman Riquelme, a frase mais marcante em sua despedida foi "El Ultimo diez", e para matar a saudade deixo abaixo um pequena lista de clássicos camisas 10.
 Menções honrosas para os espanhóis Iniesta e Xavi Hernandes, mesmo usando as camisas 6 e 8 suas características era de um tipico 10..




Juan Roman Riquelme, foi um dos meias mais brilhantes que vi jogar, habilidoso e inteligente, Riquelme conduzia as partidas de acordo com sua vontade o ritmo da partida era determinado por seus pés.





Roberto Baggio, muitos brasileiros apenas lembra do pênalti perdido em 1994 na copa do mundo que deu o tetra ao Brasil, vale ressaltar que o ex melhor do mundo estava machucado, sua habilidade e capacidade de de jogar em alto nível não estava 100% caso o mesmo estive em perfeitas condições a partida teria sido muito mais intensa porque seus dribles e passes ia ser mais eficientes, característica nata desse italiano bom de bola







O chileno Valdivia jogou muita bola no Palmeiras, Este rapaz da foto injustiçado em 2002 com sua canhota habilidosa devia ter ido a copa do mundo, bom de drible, fazia gols e suas faltas, talvez daqui uns 100 anos apareça um canhoto no Palmeiras com tal características. 




Fazer parte do meio campo da Juventus no inicio dos anos 2000 não era tarefa fácil, Del Piero era desses meias e para completar camisa 10, ao lado de Nedved esse habilidoso italiano só não fazia chover nos gramados da Europa, bom batedor de faltas, era de encher os olhos suas atuações..




 Não vi pele jogar bola, mas vi Maradona, mas os que chegaram a ver o rei em ação sempre fala que de 2002 a 2005 Ronaldinho Gaúcho mostrou ao mundo como era mais ou menos que Pele jogava, por ai podemos concluir o que esse gênio fez, não consigo descrever RG10 ele esta acima de qualquer palavra que o descreva como atleta....   




Ronaldo Fenômeno jogou muita bola em 2002, mas Rivaldo foi o cara, quem viu esse cara na copa de 1998 e 2002 sabe do que estou falando, sem contar nas suas atuações pelo Barcelona, mais um canhoto bom de bola que peço a DEUS logo o surgimento de outro com mesma habilidade e inteligencia.  






Depois de 1998 não sabia se admirava ou odiava Zidane, de fato é um sentimento que todo brasileiro divide, 10 clássico, elegância impressionante sua visão de jogo me matava de ódio, essa lenda acabou com o Brasil em duas copas, o atual 10 da frança nem de longe lembra esse genial meia.. 





Mais um argentino, Ariel Ortega foi um dos jogadores mais chatos que enfrentou o Brasil, muito habilidoso alem de uma visão de jogo incrível, herdou a  camisa 10 do Maradona só não podemos dizer que foi a altura por falta de uma copa do mundo...






Cristiano Ronaldo, não teve a mesma sorte que Luiz Figo, ter no elenco português um meia tão bom quanto Rui Costa, talvez João Felix chegue la, mas essa lenda portuguesa que fez parte daquele Milan vitorioso do inicio dos anos 2000, ta longe de ser superado, só o tempo vai nos dizer..




Nenhum comentário:

Postar um comentário